Peles sensíveis e sensibilizadas: saiba qual a diferença e a forma correta de hidratação

Nem todas as pessoas têm peles que se resumem apenas entre normais, mistas, secas ou oleosas. Elas também podem ser sensíveis ou sensibilizadas e, neste caso, exigem produtos, cuidados e formas de hidratação específicas.

Continue lendo o post para saber mais!

Clique aqui e conheça nossos produtos específicos para peles sensíveis e sensibilizadas.

Diferença entre peles sensíveis e sensibilizadas

As peles tornam-se sensíveis ou sensibilizadas quando a barreira protetora natural do órgão é comprometida. 

No caso das peles sensíveis, os cuidados diferenciados devem acontecer de forma permanente, variando entre mudanças no estilo de vida até a escolha dos cosméticos. Exemplo disso são pessoas com propensão a alergias, irritações, queimaduras solares ou intenso ressecamento.

Já as peles sensibilizadas estão em um estado provisório de atenção. São categorizadas como um efeito colateral dos tratamentos com quimioterapia e radioterapia e exigem cuidados específicos durante um período, mas depois tendem a normalizar.

A hidratação da pele é fundamental em ambos os casos e deve acontecer de dentro para fora, com ingestão de água e uso de cremes. Sem hidratação, a pele fica mais suscetível a rachaduras, feridas e, consequentemente, complicações mais sérias, como infecções.


Peles sensíveis

Geralmente as peles sensíveis, também conhecidas como reativas e alergênicas, são mais finas e frágeis do que as peles normais. Algumas tarefas cotidianas impactam fortemente na saúde delas, como a escolha dos cosméticos, o tempo de exposição ao sol, temperatura da água e até a duração do banho.

A condição das peles sensíveis é variável, mas permanente. Ou seja, elas dificilmente deixarão de ter as características que têm ou de exigir os cuidados que já necessitam. 

A sensibilidade da pele pode ser desencadeada ao longo da vida por diversos fatores, entre eles clima, cosméticos, diferentes materiais em contato com a pele, disfunção hormonal, estresse e doenças crônicas, como a diabetes.

Os principais sintomas da pele sensível são:

- Vermelhidão

- Queimação

- Descamação

- Coceira

- Ressecamento

- Alergias

Como hidratar peles sensíveis

O ponto de partida para encontrar a hidratação correta é consultar um médico dermatologista ou alergista. 

Só um profissional conseguirá associar os sintomas e as necessidades da pele, levando em conta o histórico de saúde, a rotina de cuidados e o estilo de vida do paciente.

Depois disso, o paciente deve ficar atento na composição do creme hidratante. Alguns ativos são mais recomendados, pois melhoraram a barreira de proteção natural da pele. Outros devem ser evitados a todo custo, pois intensificam os problemas.


Em geral, pessoas com peles sensíveis devem priorizar os seguintes produtos:

- Livres de álcool, alumínio, fragrância e corantes;

- Com poucos conservantes e sem surfactantes;

- Com ingredientes naturais;

- Testados dermatologicamente;

- Específicos para cada tipo de pele.


Conheça também: creme de hidratação intensa com fórmula segura para peles sensíveis e sensibilizadas

Peles sensibilizadas pelo câncer

A pele é um órgão bastante impactado pela quimioterapia e radioterapia. Os tratamentos podem afetá-la de variadas formas, conforme o tipo de câncer, região do corpo afetada, estado de saúde e sensibilidade de cada pessoa.

A quimioterapia causa diferentes efeitos colaterais nos pacientes, especialmente na região do braço, onde os medicamentos são aplicados. O tratamento pode desencadear desde alterações de cor, ressecamento, fissuras nas extremidades, reações alérgicas, até erupções acneicas.

Já a radioterapia, pode acarretar em um processo inflamatório na região irradiada, o que aumenta a sensibilidade do local e possibilita o aparecimento de lesões degenerativas a médio e longo prazo. Os sintomas podem ficar centralizados na região em tratamento ou ser sentidos no restante do corpo, com variada intensidade.

Os principais sintomas da pele sensibilizada pelo câncer são:

- Ressecamento

- Descamação

- Queimação ou queimaduras

- Vermelhidão

- Coceira

- Inchaço

- Dor

Como hidratar a pele sensibilizada

A hidratação da pele oncológica proporciona certo controle sobre a sensibilidade da pele durante e após os tratamentos. Além disso, como trata-se de pacientes cujo organismo já está com baixa imunidade, infecções secundárias podem aparecer através de bactérias, vírus ou fungos que entrem em contato com a pele sensibilizada. Por isso, o cuidado deve ser frequente e com uso de produtos específicos, sempre indicados pelo dermatologista.

A recomendação feita por um profissional é muito importante, só ele saberá dizer com exatidão o que a pele do paciente necessita no atual momento, levando em conta todos as particularidades da doença.

Linha Wecare Skin: produtos dermatológicos específicos para pacientes oncológicos


Ao escolher um hidratante ou cosmético para uso durante o tratamento oncológico, alguns aspectos dos produtos devem ser priorizados:

- Fórmulas e produtos indicadas pelo médico;

- Composições neutras (livre de corantes e fragrâncias) e o mais naturais possíveis;

- Cremes hidratantes à base de óleos e leites vegetais;

- Evitar completamente cremes e desodorantes que contenham álcool e alumínio.

O tipo de creme hidratante e a forma de aplicação variam de caso a caso e devem ser indicados pelo médico.

Outros cuidados gerais com a pele também são muito importantes durantes ambos tratamentos, como o uso do filtro solar com alto fator de proteção, controle da exposição ao sol, limpeza delicada e uso de roupas feitas de tecidos macios e transpiráveis, como o algodão.

Clique aqui para acessar nosso e-commerce e conferir as linhas de dermocosméticos disponíveis para o cuidado de peles sensíveis e sensibilizadas. Sempre consulte seu médico antes de utilizar um novo produto.

Fontes: Inca I Oncoguia I Vencer o Câncer I MedPrev E agora nutrinha? I Abrale I Dermaclub I Revista Saúde


Leia mais:

Cuidados no inverno para pacientes com câncer

Autoestima: um fator fundamental para vencer o câncer

Verão: proteja sua pele dos raios ultravioleta


Deixe um comentário

* Nome:
* E-mail:
   Website:
* Comentário:
Atendimento via Whatsapp