Necessidades nutricionais: quando fazer suplementação nutricional?

Suplementos alimentares são alimentos ou substâncias que auxiliam na reposição de nutrientes e podem ser necessários por diversos motivos ao longo da vida. O uso deles deve ser supervisionado por um médico ou nutricionista e costuma ser recomendado quando só a alimentação não supre os valores diários de vitaminas, minerais e proteínas necessários para a manutenção da saúde. Isso pode acontecer durante o enfrentamento de doenças, alimentação insuficiente ou inadequada, necessidade de ganho muscular e até mesmo durante a terceira idade.

Fato é que, diferentemente da nutrição enteral, esses suplementos não são uma substituição da alimentação e, portanto, não podem ser utilizados como dieta exclusiva. Pelo contrário, a suplementação nutricional deve atuar como um complemento à nutrição adquirida por meio de uma dieta saudável e equilibrada. 

Saiba mais sobre Nutrição Enteral aqui

Alimentação equilibrada

Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, uma alimentação saudável pode ser alcançada seguindo dez passos. Entre eles, fazer três refeições ao dia, consumir diariamente porções de todos os grupos alimentares, além de evitar refrigerantes e industrializados. Clique aqui e confira outros hábitos que auxiliam na promoção da qualidade de vida.

Nutrientes essenciais

Grande parte dos suplementos nutricionais são responsáveis pela reposição de vitaminas e minerais, também conhecidos como micronutrientes. Ao contrário dos macronutrientes (carboidratos, gorduras, colesterol e proteínas), eles não precisam ser absorvidos em grandes quantidades. Entretanto, são essenciais para o pleno funcionamento do organismo, com impacto direto na saúde física e mental. Confira algumas das principais vitaminas e minerais encontrados nas suplementações:

Vitamina A (retinol): responsável pela adaptação da visão no escuro, protege a pele e mucosas e funcionamento dos órgãos reprodutores.

Vitamina C (ácido ascórbico): auxilia na absorção de ferro, produção de colágeno, processo de cicatrização e sistema imunológico.

Vitamina E (tocoferol): contribui para o bom estados dos tecidos e auxilia na digestão de gorduras, além de atuar como antioxidante.

Vitamina K (menadiona): é fundamental para a coagulação sanguínea e participa do metabolismo de minerais, como cálcio e ferro.

Cálcio: essencial para a constituição de ossos e dentes.

Ferro: está presente em componentes do sangue e enzimas, auxilia na transferência do oxigênio e na respiração celular, protege o organismo contra algumas infecções e atua na performance cognitiva.

Tipos de suplementos alimentares

Os suplementos auxiliam a nutrição em necessidades específicas, que podem variar bastante conforme a idade e a presença ou não de doenças. Confira os principais abaixo:

Alzheimer

Pacientes que sofrem com alzheimer leve, a fase inicial da doença caracterizada pela deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, também podem fazer uso de suplemento nutricional específico. Basta conversar com seu médico a respeito da combinação de nutrientes importantes para os neurônios encontrada na fórmula de Souvenaid. Resultado de mais de 10 anos de pesquisa, o produto da Danone tende a  desacelerar a progressão da doença, com melhora no desempenho cognitivo e funcional. O Souvenaid está disponível em frascos de 125ml nos sabores morango e baunilha.

Pacientes bariátricos

Pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica têm de seguir uma dieta com restrição de calorias, o que muitas vezes impacta diretamente na ingestão ideal de nutrientes diários. Para esses pacientes, o suplemento nutricional tem como foco a reposição de vitaminas e minerais e muitas vezes pode ser ingerido na forma de comprimidos ou pastilhas mastigáveis. Confira algumas opções:

Bariatric Fusion Plus: suplemento em pastilhas mastigáveis de baixo gosto residual, indicado para o pré-operatório e pós-operatório. Possui fórmula exclusiva com micronutrientes biologicamente ativos que proporcionam assimilação imediata de seus componentes. Disponível nos sabores laranja, morango, frutas vermelhas e frutas tropicais.

Bariatric Fusion Multivitamínico: suplemento em cápsulas, indicado para o pós-operatório (após 6 meses), aos pacientes com posologia diária reduzida e também àqueles sensíveis aos sabores das pastilhas mastigáveis.

Diabetes e Controle Glicêmico

A alimentação de quem tem diabetes ou faz controle do índice glicêmico precisa ser bastante equilibrada, com consumo controlado de carboidratos. O Nutridiabetic, por exemplo, é uma suplementação para alimentação enteral ou oral e pode ser utilizado em ambos tipos de nutrição. 

Mais de 50 anos

Em geral, a partir dos 50 anos o corpo começa a sentir os primeiros sinais de desgaste, muitas vezes agravados pelas deficiências vitamínicas e minerais. Por conta disso, alguns suplementos nutricionais são específicos para as necessidades desse público. O cálcio, responsável pela saúde dos ossos e a vitamina C, fortalecedora do sistema imunológico, são alguns dos itens principais desses suplementos:

Lavitan Multisenior: suplemento polivitamínico para homens e mulheres maduros que buscam uma boa complementação para a dieta. Possui 13 vitaminas e 10 minerais, como vitamina A, C e D, E e K. Disponível em cápsulas gelatinosas.

Nutren Senior: suplemento nutricional, em pó e sem sabor, desenvolvido especialmente para o fortalecimento dos ossos e músculos. Possui uma fórmula rica em cálcio, proteína e vitamina D, totalizando 26 vitaminas e minerais. 

Lavitan A a Z: suplemento polivitamínico mineral, desenvolvido para aumento da imunidade e energia. Possui 9 vitaminas e 3 minerais em sua fórmula, sendo as principais as vitaminas A e C.

Pediatria

Por variados motivos, lactentes ou crianças pequenas podem necessitar de suplementação alimentar ao longo dos primeiros anos de vida. Alguns desses suplementos substituem total ou parcialmente o leite materno e são conhecidos como fórmulas infantis ou de segmento. Além deles, também existem suplementos alimentares para diversas outras necessidades. Confira:

Fortini: suplemento nutricional para auxílio no ganho de peso e crescimento saudável de crianças. É rico em vitaminas e minerais e pode ser adicionado em alimentos salgados, doces, líquidos ou sólidos. Disponível nas apresentações sem sabor ou sabor baunilha.

Neo Spoon: mistura não alergênica à base de aminoácidos livres, específica para  dietas com restrição de proteínas íntegras e hidrolisadas. Indicada para o preparo de papinhas e consumo de colher.   

Neocate: alimento para situações metabólicas especiais de portadores de alergias  à proteína do leite de vaca, alergias proteicas múltiplas ou situações que comprometam a digestão/absorção de nutrientes. Já o Neoforte atende apenas crianças com alergia à proteína do leite de vaca.

Reposição de fibras e proteínas

A reposição de fibras ou proteínas é indicada quando a ingestão diária mínima ideal desses nutrientes não é alcançada pela alimentação, resultando casos de constipação, diarreia e esgotamento físico e mental. 

Esses suplementos costumam estar presentes no tratamento de pessoas debilitadas, como pacientes desnutridos e/ou com dificuldade de absorção. Quando associados a uma alimentação balanceada, também fazem diferença na saúde de pessoas acima dos 60 anos. Confira algumas alternativas: 

Fiber Mais: alimento funcional, composto de fibras 100% solúveis e zero calorias, indicado casos de constipação. Encontrado nas apresentações em lata (pó) e em sachês. Também disponível na versão Fiber Mais Flora, que combina fibras solúveis e prebióticas.

Nutridrink Max: terapia nutricional oral, hiperproteica e de caráter balanceado, mais indicada para pacientes idosos. Oferece um compilado de proteínas, energia, fibras e 29 vitaminas e minerais. Disponível nas apresentações sabor baunilha, cappuccino e sem sabor.

Nutridrink Compact Protein: terapia nutricional oral completa, hipercalórica, hiperproteica, normolipídica e de baixo volume. É uma das opções mais adequadas para pacientes oncológicos, pois auxilia na recuperação e tratamento. Disponível em frascos de 125ml, nos sabores baunilha, cappuccino e morango.

Saúde feminina

Os cuidados com a saúde da mulher mudam bastante ao longo da vida, como consequência da idade, do estilo de vida e também do ambiente em que se vive. É comum que algumas mulheres sintam a necessidade de suplementação nutricional em algum momento, seja por falta de energia, baixa imunidade ou até mesmo por conta de deficiências nutricionais que afetam a saúde e a beleza dos cabelos e unhas. Confira alguns suplementos que podem auxiliar nestes momentos:

Lavitan Mais Mulher: suplemento polivitamínico zero calorias, desenvolvido especialmente para a saúde das mulheres. Possui fórmula composta por 10 vitaminas e 3 minerais, rica em ácido fólico, vitamina A e vitamina C. 

Lavitan Mais Hair: suplemento polivitamínico zero calorias. Auxilia no crescimento saudável dos cabelos e fortalecimento das unhas. Possui fórmula com biotina, piridoxina e zinco. 

Este texto tem caráter informativo e não substitui a consulta médica. Os produtos apresentados não devem ser consumidos sem orientação profissional. 

Somente um médico ou nutricionista é capaz de identificar as necessidades de cada organismo. Consulte seu médico e mantenha suas consultas em dia.

Fontes: Saúde I Saúde I G1 I CRN5 I Ministério da Saúde I Ministério da Saúde I BVSMS I BVSMS I Abiad I CFN I Danone Nutricia I Nestle Health Science I Minha Vida I Nutriport I Nutrii


Deixe um comentário

* Nome:
* E-mail:
   Website:
* Comentário: